O membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e chanceler chinês, Wang Yi, se encontrou ontem (18) em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
O diplomata brasileiro disse que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Nos últimos anos, as relações bilaterais vêm se desenvolvendo e as cooperações vêm ampliando.
Vieira lembrou que, no ano passado, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma visita histórica à China. Segundo ele, a parte brasileira quer reforçar as coordenações com a parte chinesa, aplicar bem os consensos alcançados pelos chefes de Estado e continuar aprofundando as cooperações pragmáticas.
Wang Yi afirmou que, durante a visita do ano passado, os presidentes Lula e Xi Jinping realizaram um profundo intercâmbio e estabeleceram uma forte confiança mútua. A China valoriza muito a amizade com o Brasil e está disposta a promover a parceria estratégica integral entre os dois países para um novo patamar com a oportunidade do 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, acrescentou o diplomata chinês.
O diplomata chinês também salientou que, como grandes países em desenvolvimento e importantes economias emergentes, a China e o Brasil devem consolidar a união e a cooperação para enfrentar os desafios comuns. Ele complementou que a China apoia o Brasil em sediar a Cúpula do G20 e desempenhar um papel maior nos assuntos regionais e internacionais.