Investir na China trará grandes retornos e um futuro melhor, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta terça-feira, na Reunião Anual 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM).
Li Qiang fez as observações enquanto participou de um almoço oferecido por Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do WEF, e trocou opiniões com chefes de empresas multinacionais.
As empresas multinacionais têm sido participantes, testemunhas e beneficiárias da reforma e abertura da China, disse Li Qiang, acrescentando que a tendência positiva de longo prazo da economia chinesa não mudará e proporcionará mais oportunidades de desenvolvimento para empresas de todos os países.
Nas circunstâncias atuais, Li Qiang ressaltou que as batalhas fragmentadas só dificultarão a recuperação da economia mundial, enfatizando que a China se opõe a todas as formas de divisão e confronto de campos e abrirá mais suas portas para o mundo exterior.
A China dá as boas-vindas às empresas estrangeiras para que invistam e façam negócios no país, está pronta para estudar seriamente e resolver as dificuldades e os problemas encontrados pelas empresas financiadas por estrangeiros que operam na China, garante tratamento nacional para as empresas financiadas por estrangeiros e cria um ambiente de negócios estável, justo e previsível, observou o premiê chinês.
Li Qiang disse que espera que todos continuem a fazer bom uso das oportunidades trazidas pelo desenvolvimento da China e que alcancem um desenvolvimento melhor e maior na China.
Líderes de 14 empresas multinacionais, incluindo Walmart, JPMorgan Chase, Intel, BASF, Volkswagen e Siemens, participaram do almoço. Eles disseram que, ao longo dos anos, seus investimentos no mercado chinês obtiveram enorme sucesso e que estão muito confiantes no desenvolvimento econômico da China e dispostos a aprofundar a cooperação com a China, persistir no desenvolvimento na China e contribuir para o desenvolvimento da China.