O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, se encontrou na segunda-feira (15) com a presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, em Berna.
Na reunião, o premier indicou que as relações entre os dois países vêm se desenvolvendo muito, desde o estabelecimento das relações diplomáticas há 74 anos. Em 2016, os dois lados decidiram construir a parceria estratégica inovadora, o que deu uma importante orientação para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Segundo Li Qiang, a parte chinesa quer trabalhar junto com a parte suíça, para aplicar os consensos alcançados pelos chefes de Estado, consolidar ainda mais a confiança política mútua, promover o espírito de igualdade, inovação e ganho mútuo na cooperação sino-suíça, impulsionar o desenvolvimento das relações bilaterais e alcançar mais frutos pragmáticos.
O primeiro-ministro enfatizou a importância das cooperações entre os dois países em comércio livre, alfândega, finanças, economia digital, educação e esporte, entre outros setores.
Por sua vez, Viola Amherd disse que a Suíça foi um dos primeiros países a reconhecer a República Popular da China. O comércio bilateral venceu as dificuldades causadas pela pandemia e, agora, mantém uma tendência de crescimento. A Suíça quer continuar promovendo os diálogos de alta qualidade e aprofundando as cooperações com a China em economia, comércio, educação, finanças, ciências e tecnologias e cultura, entre outras áreas, além de enfrentar em conjunto os desafios globais, como mudanças climáticas, saúde pública e segurança cibernética.