O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do país e da Comissão Militar Central, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira (29) com enviados diplomáticos chineses a países estrangeiros que estão em Beijing para participar da conferência de trabalho de 2023 dos representantes no exterior. Na ocasião, o dirigente chinês fez importante discurso.
Xi Jinping afirmou que, nos últimos anos, os trabalhos diplomáticos do país têm enfrentado desafios especiais, como o alastramento da pandemia de Covid-19 e a repressão e contenção das forças exteriores para a China, e que os diplomatas envolvidos resistiram a esses testes duros.
O presidente salientou que a diplomacia chinesa como uma grande nação entrará em uma nova etapa sob o contexto de impulsionamento integral da modernização do país. Todos os membros na frente diplomática devem seguir a liderança do Comitê Central do PCCh e promover experiências valiosas no trabalho de relações internacionais na nova era, a fim de conquistar a maior vitória.
O dirigente chinês destacou ainda quatro aspectos dos trabalhos no exterior no atual momento e no longo prazo. O primeiro é lembrar de maneira sólida a aspiração inicial e manter sempre a fidelidade ao partido, o segundo é ser um empreendedor capaz de criar novas oportunidade para ampliar a influência do país, o terceiro é ser um lutador e defensor do interesse nacional e o quarto é ser um impulsionador da administração rigorosa do partido.