O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou na manhã desta terça-feira (26) um simpósio no Grade Salão do Povo, em Beijing, para comemorar o 130º aniversário do nascimento do camarada Mao Zedong. O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidente do país e presidente da Comissão Militar Central, Xi Jinping, proferiu um discurso importante na ocasião.
Ele enfatizou que o camarada Mao Zedong foi um grande marxista, um grande revolucionário proletário, estrategista e teórico, sendo também um grande pioneiro na adaptação do marxismo à realidade chinesa e um grande fundador da promoção da modernização socialista chinesa. Ele foi também um grande internacionalista que fez contribuições significativas para a libertação das nações oprimidas do mundo e para a causa do progresso humano. O Pensamento de Mao Zedong é uma riqueza espiritual inestimável para o Partido e guiará a nossa ação a longo prazo, disse Xi Jinping, ressaltando que a melhor maneira de homenagear o camarada Mao Zedong é continuar a promover a causa que ele iniciou.
O líder chinês apontou que a tarefa central de todo o Partido e de toda a nação na nova jornada da nova era é transformar a China em um país mais forte e revitalizar a nação chinesa em todas as frentes, buscando a modernização chinesa. Essa é uma causa transmitida por revolucionários veteranos, incluindo Mao Zedong, e é a solene responsabilidade histórica dos comunistas chineses de hoje.
Xi Jinping destacou que a promoção da modernização chinesa é uma causa para todo o povo chinês. É necessário confiar estreitamente no povo, para que os resultados da modernização possam beneficiar todas as pessoas de forma mais equitativa.
É importante persistir na combinação dos princípios básicos do marxismo com a realidade específica da China e com a excelente cultura tradicional da China, de forma a impulsionar a inovação prática por meio da inovação teórica.
“Para promover a modernização chinesa, devemos aprofundar ainda mais a reforma e a abertura, libertar e desenvolver continuamente as forças produtivas sociais, além de aumentar a vitalidade social”, disse Xi Jinping.
O líder chinês acrescentou que a modernização chinesa é uma modernização que segue o caminho do desenvolvimento pacífico que não somente beneficia o povo chinês, mas que também promoverá a modernização de outros países.