O presidente da China, Xi Jinping, enviou nesta sexta-feira (15) uma mensagem de felicitação ao Conselho Empresarial EUA-China (USCBC, na sigla em inglês), parabenizando o comitê e todos os membros por seu cinquentenário de fundação.
Na carta, Xi Jinping também expressou saudações sinceras aos estadunidenses de todas as esferas do país que se preocupam com a cooperação econômica e comercial entre os dois países e a apoiam por longo tempo.
O líder chinês ressaltou que, diante de mudanças globais inéditas em um século, a possibilidade de China e Estados Unidos cooperarem ou não para enfrentar juntos desafios se relaciona aos interesses dos dois povos e influencia o futuro de toda a humanidade.
Com base nos princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação de benefício repíproco, a China está disposta a trabalhar junto com os EUA para implementar os consensos alcançados na reunião de San Francisco e promover o desenvolvimento saudável, estável e sustentado do relacionamento bilateral, afirmou Xi Jinping.
O presidente chinês salientou que as relações econômicas e comerciais, como parte importante do relacionamento bilateral, trouxeram benefícios concretos aos dois povos. Segundo ele, a modernização chinesa vai criar mais oportunidades para as empresas estrangeiras, incluindo as estadunidenses, e a cooperação econômica e comercial sino-norte-americana possui grande potencial, ampla margem de crescimento e perspectivas promissoras.
Xi Jinping espera que o USCBC continue criando pontes de intercâmbio amistoso entre a China e os EUA, contribuindo para a cooperação ganha-ganha entre os dois países também nas próximas cinco décadas.