O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta quarta-feira (22), no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que está na China em uma visita de Estado.
Xi Jinping afirmou que 2023 é um ano especial na história das relações sino-uruguaias, pois marca o 35o aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas e o quinquênio da adesão do Uruguai à Iniciativa Cinturão e Rota.
Segundo o líder chinês, ambas as nações honram o espírito de solidariedade e amizade. Durante os 35 anos transcorridos desde o estabelecimento das relações diplomáticas, os dois países, apesar das diferentes condições domésticas, aderiram sempre ao princípio de respeito mútuo, tratamento igualitário e cooperação ganha-ganha, obtendo progressos no intercâmbio e cooperação em diversas áreas. Atualmente, o aprofundamento das relações bilaterais já se tornou um consenso geral entre todos os círculos da China e do Uruguai.
Os dois chefes de Estado anunciaram na ocasião o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre os dois países.
Xi Jinping também ressaltou sua intenção de trabalhar junto com seu homólogo uruguaio para levar adiante as relações bilaterais amistosas e fazer delas um exemplo de solidariedade e cooperação entre países de diferentes dimensões, sistemas e culturas.