A China apelou nesta segunda-feira (20) pela promoção da paz através do desenvolvimento e pela busca de medidas abrangentes e efetivas para obter a paz duradoura.
“A realização de um desenvolvimento básico, inclusivo e sustentável é a base para garantir a paz e a prosperidade de longo prazo de um país”, disse o representante permanente da China na Organização das Nações Unidas, Zhang Jun, durante um debate público do Conselho de Segurança da ONU sobre a promoção da paz sustentável por meio do desenvolvimento comum.
Durante o debate, que foi organizado pelo país, que está na presidência rotativa do Conselho de Segurança em novembro, Zhang Jun assinalou que a maioria das questões de destaque na agenda da entidade se concentra nas regiões em desenvolvimento onde a pobreza e a disparidade de desenvolvimento representam uma característica comum.
A parte chinesa pediu a concretização de um desenvolvimento comum, segurança comum e construção de uma comunidade internacional amigável ao desenvolvimento.
O representante chinês frisou que, nos últimos anos, os países em desenvolvimento obtiveram progressos significativos, mas ainda ficaram na margem da globalização e extremidade inferior das cadeias de oferta internacionais. Isso não se deve à falta de esforços dessas nações, mas resultou da impossibilidade delas mudarem a injustiça e a irracionalidade na ordem internacional existente.