Entre os dias 28 e 29 de novembro, o secretário-geral Comitê Central do Partido Comunista da China, Xi Jinping, fez uma inspeção à cidade de Shanghai.
Cinco anos atrás, ele subiu à Torre de Shanghai, em Lujiazui. Ao apreciar a paisagem urbana da cidade, ele disse: “desde a Reforma e Abertura, a China passou por mudanças dramáticas, e Shanghai é um exemplo vívido disso”, pedindo para que a cidade “continuasse a estar na vanguarda da Reforma e Abertura e ser pioneira no desenvolvimento movido pela inovação”.
Este ano é o primeiro em que se implementa plenamente o programa do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, sendo também o 45º aniversário desde que o país iniciou o processo de Reforma e Abertura e o decênio do estabelecimento da Zona Piloto de Livre Comércio de Shanghai.
Competitividade
A primeira parada de Xi Jinping foi a Bolsa de Futuros de Shanghai, com o objetivo de conhecer os esforços da cidade no aumento da sua competitividade como centro financeiro internacional. Há pouco mais de 20 dias, Xi Jinping participou da reunião fazendária do governo central, que planejou as finanças para o atual período e o futuro. O encontro enfatizou que as finanças são o sangue da economia nacional e uma parte importante da competitividade do país. A reunião exigiu claramente reforços para elevar a competitividade e a influência de Shanghai como centro financeiro internacional.
Criatividade
A segunda parada foi a Exposição de Resultados de Inovação Científica e Tecnológica de Shanghai. A mostra se divide em sete seções, incluindo pesquisa de base, circuitos integrados, inteligência artificial, biomedicina, equipamentos de tecnologia de ponta, abertura e inovação, e qualidade de vida.
No início do ano, Xi Jinping enfatizou que: “Diante da competição internacional intensiva, devemos abrir novas áreas e novos caminhos para o desenvolvimento, criando novos impulsos e atrativos para ele, o que depende da inovação científica e tecnológica.”
Garantia do bem-estar da população
Durante esta inspeção, Xi Jinping também visitou um bairro de habitações para aluguel popular. O condomínio está localizado na zona piloto de inovação em inteligência artificial de Maqiao, próxima a vários parques industriais. Os apartamentos atendem às demandas dos trabalhadores da vizinhança, como pessoal de construção civil, trabalhadores de colarinho azul, entregadores, entre os outros.