Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping pede inovação, abertura, desenvolvimento verde e compartilhamento na reunião da APEC

Ásia-Pacífico (APEC) que se atenham à inovação, à abertura, ao desenvolvimento verde, bem como à inclusão e aos benefícios mútuos na promoção do desenvolvimento regional. Ele fez as propostas em seu discurso na 30ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC.

No seu discurso, Xi reiterou a oposição aos atos de politizar as questões econômicas e comerciais,  usá-las como arma ou impor implicações de segurança nesses sentido. Também pediu que todos os membros da APEC salvaguardem o comércio e os investimentos livres e abertos, apoiem e fortaleçam o sistema de comércio multilateral centrado na Organização Mundial do Comércio e mantenham a estabilidade e o fluxo suave das cadeias industriais e de suprimentos globais.

Ele ainda disse que a China se mantém no caminho do desenvolvimento pacífico e que o objetivo fundamental do desenvolvimento da China é melhorar o bem-estar do povo chinês, mas não substituir ninguém.

A 30ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC foi presidida pelo presidente norte-americano, Joe Biden e foi divulgada nela a Declaração de São Francisco dos Líderes da APEC.

Sair da versão mobile