Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

CIIE compartilha oportunidades de desenvolvimento com todo o mundo

A 6ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) foi encerrada nesta sexta-feira (10) em Shanghai, alcançando um total de US$ 78,41 bilhões em acordos provisórios para compras de bens e serviços no período de um ano. O valor é 6,7% maior em relação à edição anterior, estabelecendo um novo recorde nos negócios da CIIE.

Durante a mostra, 3.486 empresas de 128 países e regiões participaram da exposição comercial, incluindo 289 companhias entre as 500 maiores do mundo e empresas líderes em seus setores. Foram exibidos 442 novos produtos, novas tecnologias e novos serviços. A exposição nacional é uma plataforma importante para as nações de diferentes níveis de desenvolvimento aumentarem intercâmbios, promoverem a cooperação e procurarem um benefício recíproco e de ganha-ganha.

Atualmente, a recuperação econômica mundial está desacelerada e, ao mesmo tempo, a procura comercial continua fraca. Todos os países esperam explorar novos motores para sustentar seu desenvolvimento. O enorme potencial de atualização do mercado consumidor chinês proporciona amplo espaço para o mundo testar e explorar novas tecnologias e novos produtos, além de fornecer uma plataforma para toda a humanidade trabalhar em conjunto para resolver problemas de desenvolvimento por meio de inovação científica e tecnológica.

A libertação de novo impulso ao crescimento permite que mais empresas estrangeiras compartilhem oportunidades no mercado chinês, incluindo as companhias dos Estados Unidos. Foi a primeira vez que funcionários de alto nível do governo federal dos EUA participaram da exposição. O setor agrícola norte-americano também enviou a maior delegação de visita à China desde 2016. Isso demonstra suficientemente a importância dos EUA para o mercado chinês.

“A CIIE demonstra a firme determinação da China em promover a abertura de alto nível”, avaliou uma mídia estrangeira. Como o maior país comercial do mundo, a China oferece um mercado aberto de hiperescala e continua melhorando seu ambiente de negócios.

Este ano marca o 45° aniversário da reforma e abertura da China e o décimo ano da Cooperação na Iniciativa Cinturão e Rota. Nos últimos anos, o governo chinês tomou uma série de medidas importantes para impulsionar a abertura, incluindo a aceleração da construção do Porto de Livre Comércio de Hainan, a redução contínua da lista negativa de acesso ao investimento estrangeiro e o cancelamento das restrições ao investimento estrangeiro na indústria de manufatura. A China está compartilhando oportunidades de desenvolvimento com o mundo e cumprindo seus compromissos com ações práticas.

Segundo informações oficiais, cerca de 200 empresas já se inscreveram com antecipação para a sétima CIIE. A confiança no mercado chinês decorre dos esforços do evento na promoção do crescimento econômico global, da sinceridade da China em proporcionar novas oportunidades ao mundo por meio da abertura de alto nível e da firme determinação do país em impulsionar uma economia aberta mundial.

Sair da versão mobile