O presidente da China, Xi Jinping, vai se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em São Francisco, a convite do dirigente norte-americano. Durante a viagem de terça-feira (14) até sexta-feira (17), Xi Jinping também comparecerá à 30ª Reunião Anual dos Líderes Econômicos da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). A reunião começa neste sábado (11) e vai até dia 17.
Os chefes de Estado dos dois países também vão aprofundar conversações sobre as relações bilaterais e sobre questões importantes relacionadas à paz e ao desenvolvimento do mundo.
Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (10), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a viagem do presidente chinês aos EUA demonstra a grande importância que o país atribui à cooperação econômica Ásia-Pacífico.
A economia mundial enfrenta atualmente muitos fatores instáveis e incertos. Diante da situação, todas as partes esperam que a Ásia-Pacífico continue a desempenhar um papel motor para liderar o crescimento econômico global. A APEC é uma plataforma de cooperação econômica de grande importância na região.
Xi Jinping fará um discurso importante no encontro na reunião para explicar as propostas chinesas para o aprofundamento da cooperação Ásia-Pacífico e a promoção do crescimento econômico regional e mundial. “Esperamos que todas as partes adiram à aspiração inicial da cooperação Ásia-Pacífico, concentrem-se nas demandas urgentes da região, aprofundem a unidade e a colaboração e implementem, de forma abrangente, a Visão 2040 da APEC Putrajaya, para impulsionar os resultados positivos da reunião e injectar novo impulso ao crescimento da região e do mundo”, acrescentou o porta-voz.