Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Presidente do Quênia concede entrevista exclusiva ao CMG

O presidente do Quênia, William Ruto, concedeu recentemente uma entrevista exclusiva ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).

O presidente queniano afirmou que a Iniciativa Cinturão e Rota é voltada para o futuro. A cooperação sob o quadro da Iniciativa Cinturão e Rota foi transformada de uma ideia em projetos concretos e resultados tangíveis e visíveis. Por exemplo, no Quênia, a Ferrovia Mombaça-Nairobi transporta carga e passageiros, trazendo mudanças reais para o país. Segundo o presidente, este trem é tão popular que é difícil comprar passagens, e vários países vizinhos estão considerando construir linhas ferroviárias semelhantes.

Na última década, o comércio bilateral entre a China e o Quênia triplicou, passando de US$ 2,84 bilhões em 2012 para US$ 8,52 bilhões em 2022. William Ruto observou que isso demonstra a relação estável entre os dois países e a forte disposição do governo queniano de cooperar com a China. A relação entre os dois países baseia-se no princípio de ganha-ganha.

Na entrevista, o presidente salientou que o país aprendeu muito com a China e seus métodos de desenvolvimento, quer se trate da Iniciativa Cinturão e Rota, da Iniciativa de Desenvolvimento Global ou da Iniciativa de Segurança Global, todas contribuíram para o progresso global de diferentes formas. “Apreciamos que a China não imponha sua vontade a outros países”, disse o presidente William Ruto.

Sair da versão mobile