O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira (3), em Beijing, com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis. Xi Jinping afirmou que a cooperação mutuamente benéfica e os intercâmbios civilizacionais são os dois principais laços das relações China-Grécia.
A China está disposta a fortalecer a cooperação com o lado grego nas áreas de transportes, navegação, energia, telecomunicações e finanças e expandir as oportunidades de intercâmbio na economia verde, digital e inovação científica e tecnológica, além de aprofundar as trocas e a cooperação nos domínios nas áreas de educação, cultura, pesquisa científica, turismo e juventude, para impulsionar o intercâmbio e a aprendizagem mútuos entre civilizações, fortalecer a comunicação e a coordenação internacionais, defender o verdadeiro multilateralismo e contribuir com sabedoria e força para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, afirmou Xi Jinping.
O presidente chinês enfatizou que o país está disposto a trabalhar com a União Europeia (UE) em busca de consensos e ativar plenamente a cooperação mutuamente benéfica em vários campos.
Kyriakos Mitsotakis disse que a Grécia está disposta a ser uma ponte para a cooperação UE-China e para continuar promovendo ativamente o desenvolvimento saudável das relações entre os dois lados.