O presidente chinês, Xi Jinping, teve uma reunião com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, por videoconferência na tarde desta sexta-feira (3), hora em Beijing.
Xi Jinping lembrou que as relações diplomáticas China-Alemanha completam cinco décadas, nas quais os dois países avançaram e cresceram conjuntamente, uma experiência valiosa do desenvolvimento saudável da parceria sino-alemã.
Atualmente, o comércio bilateral registra um progresso estável, e o investimento bidirecional teve alta, tornando a cooperação sino-alemã mais estável, sólida e vital. O presidente chinês acrescentou que as 24 medidas anunciadas pelo governo sobre a melhoria do ambiente de investimento estrangeiro e as importantes medidas em prol do investimento estrangeiro, comércio de serviços e abertura de mais alto nível aos investimentos, apresentados no terceiro Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, vão fornecer maior oportunidades para a cooperação sino-alemã com benefício recíproco.
O líder chinês apontou que, tanto a China como a Alemanha, grandes países responsáveis, devem desenvolver bem as relações bilaterais, atuar como modelo de cooperação com ganhos mútuos e defender a ordem internacional e o multilateralismo, lidando conjuntamente com os desafios globais.
O relacionamento China-Europa tem impacto na estabilidade mundial e prosperidade do continente euroasiático, por isso devemos defendê-lo e desenvolvê-lo bem, observou Xi Jinping.
O chanceler alemão reconheceu a alta importância da parceria com a China para a Alemanha e se comprometeu a continuar o bom relacionamento e aprofundar as cooperações em todos os setores, para que as empresas alemãs tenham maior sucesso no mercado chinês. Scholz ainda apresentou as opiniões alemãs sobre o conflito entre a Palestina e Israel e a crise na Ucrânia, dizendo que o país europeu pretende manter uma estreita comunicação com a China.