O presidente da China, Xi Jinping, conversou hoje (18) no Grande Palácio do Povo, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que está em Beijing para participar do 3º Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
No encontro, o líder chinês agradeceu Putin por comparecer nas três edições do evento, justificando o apoio russo à iniciativa proposta pela China.
Xi Jinping afirmou que a confiança política mútua entre os dois países está se aprofundando. Ele destacou que ambos mantiveram uma coordenação estratégica próxima e eficaz, e o volume comercial bilateral atingiu uma alta histórica, progredindo em direção à meta de US$ 200 bilhões estabelecida pelos dois lados.
O líder chinês lembrou que se encontrou 42 vezes com Putin, na última década, desenvolvendo uma boa relação de trabalho e uma profunda amizade.
O próximo ano marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Rússia. A China está disposta a trabalhar com a Rússia para conhecer e seguir a tendência geral da história baseando-se sempre nos interesses fundamentais dos dois povos. Junto com a Rússia, o país asiático quer enriquecer constantemente a conotação de cooperação bilateral, encarnar a responsabilidade de grandes nações e contribuir para o desenvolvimento e a revitalização de duas nações, a preservação da equidade e justiça internacionais, bem como promover o desenvolvimento comum do mundo.