Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

“Rota da Seda Digital” acelerará a modernização mundial

Agora, com a entrada na nova fase da cooperação da iniciativa “Cinturão e Rota”, a economia digital global acolhe novas oportunidades de desenvolvimento.

No Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional recém-realizado em Beijing, o presidente chinês, Xi Jinping, anunciou no seu discurso que o país estabelecerá zonas-piloto para a cooperação em comércio eletrônico da Rota da Seda e realizará anualmente a Exposição Global de Comércio Digital. Além disso, a China e países relacionados divulgaram conjuntamente vários documentos, como a Iniciativa de Beijing sobre Cooperação Internacional na Economia Digital do Cinturão e Rota. Tudo isso aprofundará a cooperação digital entre a China e os países integrantes da iniciativa “Cinturão e Rota”.

Segundo estatísticas, em 2022, a economia digital dos cinco países – Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Coreia do Sul –, totalizou 31 trilhões de dólares, representando 58% do PIB total. Porém, devido à exclusão digital, um grande número de países em desenvolvimento não conseguiu gozar das oportunidades e resultados da revolução digital e tecnológica, o que impede seus passos da modernização.

Dez anos atrás, a China lançou a iniciativa “Cinturão e Rota”. Sob o objetivo geral de conectividade, um conteúdo importante é promover uma ampla cooperação entre países participantes em áreas como tecnologia digital, infraestrutura digital e mercado digital. Até agora, essa “Rota da Seda digital” deu frutos.

Agora, com dez anos passados, a cooperação da economia digital da iniciativa está num novo ponto de partida. No fórum deste ano, a China anunciou oito ações para apoiar a nossa busca comum pela cooperação Cinturão e Rota de alta qualidade, incluindo a cooperação na economia digital.

Durante o fórum, a China e países relacionados lançou Iniciativa de Beijing sobre Cooperação Internacional na Economia Digital do Cinturão e Rota, que abrange 20 itens de consenso, como o fortalecimento da conectividade digital e construção de uma Rota da Seda digital nas áreas de infraestrutura, transformação industrial, capacidade digital e mecanismos de cooperação.

A economia e a tecnologia digitais representam a direção do desenvolvimento dos tempos atuais e também estão relacionadas ao fato de a maioria dos países em desenvolvimento poder alcançar ou não um salto de desenvolvimento. Na nova década da cooperação da iniciativa “Cinturão e Rota”, a China continuará a promover a inovação e o compartilhamento da tecnologia digital, para que os países integrantes desta “Rota da Seda Digital” possam alcançar a modernização.

 

Sair da versão mobile