Os rios, como o sangue da terra, nutrem a terra e nutrem a civilização.
A antiga Rota da Seda abrangia a bacia do rio Nilo, dos rios Tigre e Eufrates, dos rios Indo e Ganges, do rio Amarelo e do rio Yangtzé, e abrangia os locais de nascimento das civilizações egípcia, babilônica, indiana e chinesa. Diferentes civilizações, religiões e raças procuram pontos em comum enquanto reservam as diferenças.
Em 14 de maio de 2017, o presidente Xi Jinping fez um discurso na cerimônia de abertura do primeiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional.
“A antiga Rota da Seda se estendeu por milhares de quilômetros e permaneceu por milhares de anos, formando o espírito da Rota da Seda que se traduz em paz e cooperação, abertura e inclusão, aprendizagem mútua e benefício recíproco. É a herança preciosa da civilização humana.”
Sob a orientação do espírito da Rota da Seda, a construção conjunta do Cinturão e Rota apoia a paz e o desenvolvimento, e também transmite sonhos e esperanças.
Tarde da noite do dia 10 de março de 2023, a Arábia Saudita e o Irã, dois países do Oriente Médio que tinham rompido relações diplomáticas durante sete anos, apertaram as mãos e fizeram a paz na China, ponto de partida da Rota da Seda. Ao longo dos dez anos, a China promoveu ativamente o diálogo e a negociação para resolver problemas, diferenças e disputas entre países. Buscar o desenvolvimento na paz, promover a paz no desenvolvimento e permitir que todos os países que amam a paz avancem de mãos dadas.