O Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris (COJOP) assinaram um memorando de cooperação estratégica, sobre a promoção das Olimpíadas de Paris e a produção de programas especiais, no dia 23 na capital da França. O presidente do CMG, Shen Haixiong, e o presidente do COJOP, Tony Estanguet, firmaram o acordo.
No mesmo dia, o ministro da Cultura da França, Rima Abdul Malak, recebeu a delegação do CMG chefiada por Shen Haixiong no Louvre. Ele parabenizou o CMG e o COJOP por alcançar o acordo de cooperação e espera que o Ministério da Cultura da França e o CMG possam ampliar cooperações em diversos setores.
Shen Haixiong disse que Paris é uma cidade romântica e, após cem anos, vai sediar mais uma vez as olimpíadas, que com certeza será um evento criativo e espetacular. Shen revelou que o CMG enviará mais de 2 mil profissionais para transmitir os Jogos Olímpicos de Paris com tecnologias avançadas de 5G, inteligência artificial e alta definição.
O ano de 2024 não só é o ano das Olimpíadas de Paris, como também o 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a França. Segundo o consenso alcançado pelo presidente chinês, Xi Jinping, e pelo presidente francês, Emmanuel Macron, os dois lados deverão aproveitar a oportunidade para reforçar as cooperações em todas as áreas.