O presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, concedeu recentemente uma entrevista para o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês), em seu programa “Falam Líderes”.
Wickremesinghe vai participar do terceiro Fórum de Alto Nível para a Cooperação Internacional do Cinturão e Rota. Ele lembrou que em 2017, participou também da segunda edição do evento. No entanto, a situação internacional mudou muito nos últimos anos, especialmente após a pandemia. Ele espera que o fórum, que será realizado neste mês em Beijing, possa ajudar a humanidade na busca de soluções para os problemas globais.
O presidente cingalês lembrou também que já visitou a China oito vezes e a primeira vez foi em 1979. Ele testemunhou e ficou admirado pelo progresso e desenvolvimento da China nas últimas quatro décadas.
A cooperação bilateral entre a China e o Sri Lanka começou com a assinatura de um acordo governamental de troca de arroz por borracha, conhecido como Pacto Borracha-Arroz, em 1952.
Wickremesinghe enfatizou que o Pacto Borracha-Arroz é o primeiro acordo bilateral assinado pelo Sri Lanka após sua independência e tem um importantíssimo significado para o desenvolvimento do país.
“Para continuar o espírito do Pacto Borracha-Arroz, assinamos o acordo de cooperação de Cinturão e Rota com a China”, acrescentou Wickremesinghe que acredita que a iniciativa chinesa é benéfica para seu país.