Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Episódio 5 do documentário “Caminho rumo à prosperidade”: cooperação em desenvolvimento verde e inovador

Em 26 de abril de 2019, quando foi realizado o 2º Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional, o presidente chinês, Xi Jinping, disse: “É preciso tomar o desenvolvimento verde como o fundamento na cooperação e promover a construção de infraestruturas, os investimentos e as finanças ambientalmente responsáveis, de modo a proteger nosso lar comum. Vamos explorar em conjunto novas tecnologias, novos formatos industriais e novos modelos para procurar novos motores de crescimento e caminhos de desenvolvimento.”

Durante os últimos dez anos, a China propôs a parceria de desenvolvimento verde junto com outros 31 países da construção conjunta do Cinturão e Rota, além de realizar colaborações com mais de cem países nos setores de energia solar, eólica e hidráulica.

Além disso, no Quênia, a Ferrovia Mombasa-Nairóbi, construída por empresas chinesas, foi estabelecida sobre pilares de 6,5 metros de altura para que girafas pudessem passar livremente através dos vãos debaixo da linha.

Na zona rural da Nigéria, as empresas chinesas estão implementando um programa para estabelecer estações-base solares de pequeno porte para oferecer acesso à internet a uma distância acima de dois quilômetros.

Nos últimos dez anos, a China vem compartilhando suas tecnologias digitais com os países da construção conjunta do Cinturão e Rota. A Rota da Seda Digital formou uma sólida comunidade com futuro compartilhado virtual.

Sair da versão mobile