Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Do “trabalho com pincel à mão livre” à “pintura em estilo elaborado”: De Yiwu a Madri

Com 13.052 quilômetros de percurso, esse é o trem de carga com maior alcance do mundo, passando por oito países e conduzido por mais de 60 maquinistas chineses e estrangeiros.

Este é o décimo ano desde que o “YXE” CHINA RAILWAY Express, projeto do Expresso Ferroviário Cargueiro China-Europa, entrou em funcionamento.

Em 26 de setembro de 2014, o presidente chinês, Xi Jinping, fez um convite ao então primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, para levar a cabo o plano do “YXE”.

Apenas 53 dias após a reunião dos chefes de Estado, o primeiro trem “YXE” partiu de Yiwu. Essa foi a primeira conexão ferroviária direta da cidade chinesa com Madri, na Espanha. Dessa forma, os quase dois meses originais de tempo de transporte de carga foram encurtados para 21 dias.

Com trocas econômicas e comerciais cada vez mais frequentes entre a China e a Espanha, o presunto, o vinho e o azeite de oliva espanhóis transportados pelo trem “YXE” se tornaram produtos populares entre os consumidores chineses.

Em 2022, o volume de comércio bilateral entre a China e a Espanha ultrapassou US$ 50 bilhões pela primeira vez. Produtos fotovoltaicos, veículos de nova energia, eletrodomésticos inteligentes, equipamentos mecânicos e outras produções chinesas também foram levados para o mundo pelo trem “YXE”.

Até o momento, o Expresso Ferroviário Cargueiro China-Europa possui 86 rotas, alcançando mais de 200 cidades em 25 países e regiões da Europa.

Sair da versão mobile