Antes do Terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, o Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês), lançou a Iniciativa de Ação de Mídias China-África sob o Quadro de “Cinturão e Rota”com as principais mídias dos países africanos, obtendo o apoio de 50 organizações e instituições.
As mídias da China e da África vão aprofundar a amizade sino-africana e promover o entendimento entre os povos por meio da produção conjunta de filmes, entrevistas de alto nível, exposições cinematográficas e televisivas e atividades de mídia integrada.
Shen Haixiong, presidente do CMG, disse, em uma mensagem de vídeo, que este ano marca o 10o aniversário da iniciativa“Cinturão e Rota”, lançada pelo presidente chinês, Xi Jinping, e o 10o aniversário do Princípio de Sinceridade, Resultados Concretos, Fraternidade e Honestidade também proposto por Xi Jinping.
Segundo Shen, nos últimos dez anos, a cooperação entre chineses e países do continente africano demonstrou uma forte vitalidade, e os dois lados estão construindo uma comunidade de futuro compartilhado China-África de alto nível. O CMG está disposto a aprender com os amigos da mídia africana e avançar de mãos dadas, para contar boas histórias de intercâmbio amistoso, cooperação ganha-ganha, e lutas em busca de sonhos, além de apresentar os resultados frutíferos da cooperação China-África na iniciativa“Cinturão e Rota”.
Em sua mensagem de vídeo, o CEO da União Africana de Radiodifusão (ABU), Grégoire Ndjaka, afirmou que a ABU está em processo de transformação digital e espera trabalhar junto com a mídia chinesa para apresentar ao mundo uma África vigorosa que está dedicando esforços para buscar o desenvolvimento.
A Iniciativa de Ação de Mídia China-África promoverá a produção e a divulgação conjunta de conteúdo de alta qualidade e impulsionará o desenvolvimento de elevado padrão da mídia africana e chinesa.