Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Cooperação entre siderúrgicas chinesa e sérvia testemunha amizade entre os dois países

Semêndria, localizada a 40 quilômetros a sudeste de Belgrado, capital da Sérvia, é uma cidade com uma população de 100 mil habitantes. A revitalização de uma empresa siderúrgica centenária daqui injetou um novo dinamismo à cidade.

Fundada em 1913, a Usina Siderúrgica de Semêndria contribuía com 40% da receita fiscal da cidade quando estava no seu auge. Mais tarde, a empresa sofreu perdas ano após ano e ficou à beira de falência devido à intensificação de concorrências no mercado e à má operação.

Em abril de 2016, em resposta à implementação conjunta da iniciativa “Cinturão e Rota”, o grupo siderúrgico chinês HBIS canalizou 46 milhões de euros para estabelecer a Empresa Siderúrgica da Sérvia da HBIS.

No dia 19 de junho de 2016, dois meses após a fundação da companhia, o presidente chinês, Xi Jinping, visitou a usina, onde foi recebido calorosamente pelos trabalhadores e moradores locais.

Em sua visita, Xi Jinping recebeu um presente feito à mão pelos trabalhadores da empresa, uma medalha comemorativa com a silhueta da Usina Siderúrgica de Semêndria.

O presente, feito de aço, se tornou testemunha da amizade entre a China e a Sérvia e registrou a história da revitalização de uma empresa siderúrgica centenária na construção conjunta do Cinturão e Rota.

Sair da versão mobile