Foi realizada nesta segunda-feira (9), em Beijing, a cerimônia de lançamento da nova rodada de cooperações entre o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) e os veículos de imprensa dos países parceiros do Cinturão e Rota.
O presidente do CMG, Shen Haixiong, o diretor da Comissão de Informações do Ministério da Cultura e Informações do Cazaquistão, Yeldos Nashirali, o vice-ministro chinês da Cultura e Turismo, Rao Quan, e o presidente da Associação do Povo Chinês para a Amizade com Países Estrangeiros, Yang Wanming, participaram do evento.
Shen Haixiong disse na ocasião que este ano marca o 10º aniversário da iniciativa “Cinturão e Rota” lançada pelo presidente Xi Jinping. A construção de alta qualidade da iniciativa é uma prática vívida da ideia de estabelecer uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e beneficia todo o mundo. Segundo ele, o CMG, como uma emissora nacional da China, é um participante, testemunha e narrador do Cinturão e Rota. Até o momento, o CMG assinou acordos de cooperação com 682 veículos de imprensa de 151 países envolvidos no Cinturão e Rota.
Shen Haixiong acrescentou que o CMG quer trabalhar junto com os parceiros estrangeiros para promover os valores comuns da humanidade, impulsionar os intercâmbios e aprendizagem mútua das civilizações e ajudar no estabelecimento da comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.