Na tarde desta quinta-feira (28), o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu no Grande Palácio do Povo, em Beijing, com a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay.
Xi Jinping apontou que a cooperação entre a China e a UNESCO é muito significativa e favorável à promoção conjunta da causa da paz e do desenvolvimento mundial. A parte chinesa espera estreitar ainda mais a colaboração com a entidade para melhorar continuamente a capacidade e o nível de proteção ao patrimônio, e promover intercâmbios e a aprendizagem mútua entre as civilizações, de forma a construir uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.
O líder chinês frisou que a China conta com uma população de mais de 1,4 bilhão de habitantes e seu desenvolvimento em si mesmo constitui uma contribuição importante para o progresso da civilização humana. A China está empenhada em concluir a construção de um país socialista moderno até meados deste século e promover o grande rejuvenescimento de sua nação por meio da modernização chinesa. Para isso, o país tem promovido ativamente o desenvolvimento de educação, ciência e tecnologia e da cultura e, ao mesmo tempo, atribui a alta importância aos intercâmbios e à cooperação com a UNESCO.
Azoulay, por sua vez, declarou que a UNESCO está satisfeita com a colaboração positiva e os consensos importantes alcançados com a China em diversos setores. Ela espera fortalecer ainda mais os intercâmbios nas áreas de proteção do patrimônio cultural, ciência, cultura e tecnologia com o país, com vista a contribuir para a defesa da paz e o desenvolvimento mundial.