O Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) e a Comissão Econômica da Organização das Nações Unidas para América Latina e Caribe (Cepal) realizaram em conjunto no dia 25 o Festival de Documentários da China, na sede da entidade em Santiago, capital do Chile.
O evento teve como objetivo divulgar a inciativa Cinturão e Rota. Na ocasião, o documentário “Construir um mar azul de sonhos”, filmado na China e em seis países latino-americanos, foi exibido pela primeira vez ao público.
O presidente do CMG, Shen Haixiong, disse que o Cinturão e Rota já promoveu inúmeros projetos nos setores de comércio, investimento, cooperação industrial e intercâmbio cultural que beneficiaram os povos da China e da América Latina. É exatamente por isso, o CMG realizou o Festival de Documentários da China.
O secretário executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs, disse que a iniciativa Cinturão e Rota acrescenta uma nova dimensão ao multilateralismo no sistema internacional, e contribui muito para a construção de infraestruturas e o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a Cepal tem uma grande expectativa de que o Cinturão e Rota possa ajudar os países da América Latina no desenvolvimento sustentável.