Em meio à 19ª edição dos Jogos Asiáticos de Hangzhou, nesta segunda-feira (2), a Rede Global de Televisão da China (CGTN, na sigla em inglês) do Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) lançou o documentário “Hangzhou: do passado ao futuro”, com a duração de mais de 30 minutos e transmitido em vários idiomas, a fim de apresentar a profundidade cultural, a vitalidade de inovação e o conceito de desenvolvimento verde da antiga cidade chinesa.
No dia 16 de setembro de 2015, Hangzhou foi escolhida pelo Conselho Olímpico da Ásia para sediar a atual edição do evento esportivo asiático, devido a isso, integrar a cultura esportiva mundial e a estética oriental da China tornou-se um desafio para os designers de medalhas dos Jogos Asiáticos. Neste documentário, foi gravado um processo de design das medalhas chamadas de “Lago e Montanha” por uma equipe profissional chinesa, refletindo a idea de beleza compartilhada por diversas culturas.
O documentário foi transmitido primeiramente no canal em língua inglesa da CGTN às 8h30 desta segunda-feira. Amanhã (3), o programa será exibido nos canais em espanhol, francês, árabe e russo da mesma rede televisiva, além de ser publicado no âmbito global por meio de plataformas midiáticas das 68 línguas estrangeiras do CMG.