O presidente chinês, Xi Jinping, pediu a promoção da paz, da solidariedade e da inclusão por meio do esporte em um banquete de boas-vindas antes da cerimônia de abertura dos 19º Jogos Asiáticos, neste sábado.
Como membros de uma comunidade com um futuro compartilhado, os países asiáticos devem aderir à boa vizinhança e ao benefício mútuo, rejeitar a mentalidade da Guerra Fria e o confronto baseado em campos e fazer da Ásia uma âncora para a paz mundial, disse Xi Jinping ao discursar no banquete, na cidade de Hangzhou, no leste da China.
Em relação à solidariedade, Xi Jinping disse que, como a humanidade está enfrentando desafios globais sem precedentes, o povo asiático deve aproveitar as oportunidades históricas e trabalhar em conjunto para enfrentar esses desafios para que a Ásia possa embarcar em um caminho mais amplo de desenvolvimento, abertura e integração comuns.
Em relação à inclusão, Xi Jinping disse que os Jogos Asiáticos, com muitos eventos esportivos exclusivos da Ásia, oferecem um palco onde os esportes e as culturas se enriquecem mutuamente e mostram de forma vívida como as culturas asiáticas aprendem umas com as outras e se irradiam com vitalidade.
Ele enfatizou os esforços para promover a inclusão por meio do esporte, para aumentar a confiança nas civilizações asiáticas, para defender a comunicação e a aprendizagem mútuas e para injetar uma nova glória às civilizações asiáticas.