Um relatório divulgado pela Confederação dos Varejistas dos Estados Unidos mostra que os crimes organizados contra lojistas nos Estados Unidos aumentaram 26,5% em 2022 em comparação com 2021. Em 2021, as perdas econômicas relacionadas ao setor varejista dos EUA atingiram 94,5 bilhões de dólares, acima dos 90,8 bilhões de dólares registrados em 2020. Diante desse desastre, os varejistas tiveram que bloquear suas mercadorias. As principais lojas de departamento, redes de farmácias e materiais de construção dos EUA expressaram preocupação nos relatórios financeiros. Los Angeles, cidade conhecida como o “paraíso das compras”, também se tornou muito pouco movimentada e muitas lojas fecharam.
Diante de roubos tão desenfreados, a polícia dos EUA não deveria estar intensificando seus esforços de fiscalização? No entanto, a realidade é que o departamento de polícia dos Estados Unidos está enfrentando uma “escassez de mão de obra”. Uma pesquisa divulgada pelo Fórum de Pesquisa da Polícia dos Estados Unidos mostra que, em 2022, o número de demissões de policiais no país aumentou 47% em comparação com 2019. Com mais crimes e menos policiais, não é difícil imaginar que a aplicação da lei esteja sobrecarregada.
A taxa de desemprego nos Estados Unidos aumentou 0,3 ponto percentual em agosto em relação ao mês anterior, atingindo seu nível mais alto desde fevereiro de 2022, de acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. Em face da alta inflação e do alto custo de vida, alguns americanos não conseguem nem mesmo comprar alimentos ou encher o tanque de gasolina.
Esse fenômeno parece estar em grande contraste com o recente “bom desempenho” da economia dos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, o produto interno bruto (PIB) do país cresceu mais de 2% no primeiro semestre de 2023, o que já foi descrito como “superando as expectativas”. No entanto, a realidade é confusa, de acordo com a Agência de Informações Energéticas dos EUA, de janeiro a maio deste ano, o consumo de eletricidade comercial, industrial e residencial, em comparação com o mesmo período do ano passado, diminuiu 3%, 2% e 7%, respectivamente.
Por que os dados econômicos dos EUA são contraditórios? Há algum tempo, “a economia estadunidense, no final das contas, é boa ou ruim” se tornou um tema quente de discussão.
O fenômeno dos crimes contra varejistas reflete a enorme lacuna entre ricos e pobres na sociedade norte-americana. O relatório do Federal Reserve sobre a riqueza das famílias mostra que, no quarto trimestre de 2021, a riqueza total do 1% mais rico dos americanos atingiu um recorde de US$ 45,9 trilhões, um aumento de mais de US$ 12 trilhões, ou mais de um terço, durante a pandemia. A taxa de pobreza no país, por outro lado, atingiu 11,4% em 2020, um aumento de 0,9 ponto percentual em relação a 2019. Atualmente, 37 milhões de pessoas nos EUA ainda vivem abaixo da linha da pobreza.
O setor do varejo gera um quarto dos empregos nos Estados Unidos a cada ano. Os danos a esse setor inevitavelmente trarão danos à economia norte-americana. Os crimes contra varejistas não são acidentes, mas refletem as deficiências estruturais da economia dos Estados Unidos e da falta de governança social.
T