O presidente da China, Xi Jinping, conversou na manhã desta sexta-feira (15) no Grande Palácio do Povo, com seu homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que está em visita de Estado à China. Os dois líderes declararam elevar as relações China-Zâmbia para a parceria de cooperação estratégica global.
No encontro, Xi Jinping afirmou que a amizade tradicional entre a China e a Zâmbia foi criada pelos líderes da antiga geração dos dois países e resistiu ao teste das mudanças internacionais. A ferrovia Tanzânia-Zâmbia é o símbolo da amizade entre a China e a África, e os povos dois países têm uma amizade mútua especial. O presidente chinês disse que a parte chinesa tem considerado e desenvolvido as relações com a Zâmbia do ponto de vista estratégico e de longo prazo e está disposta a se esforçar, em conjunto com o país africano, para transformar a amizade tradicional profunda em um motor inesgotável para a cooperação ganha-ganha na nova era, a fim de promover o relacionamento bilateral rumo à estabilidade e à sustentabilidade e para um novo patamar.
Por sua vez, Hakainde Hichilema apontou que a China e a Zâmbia mantêm uma relação histórica de longo prazo e que o povo zambiano viu e elogiou os progressos obtidos pela China. Ele acredita que a Zâmbia pode aprender com as experiências bem sucedidas de desenvolvimento da China. Também apreciou o papel ativo do presidente Xi Jinping na promoção de mudanças na ordem global que pode levar os países do Sul Global a obterem seu devido status no mundo.