A China fará da Província de Fujian uma zona de demonstração para o desenvolvimento integrado através do Estreito de Taiwan, de acordo com uma circular divulgada nesta terça-feira.
A circular, emitida conjuntamente pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado, disse que a medida visa aprofundar o desenvolvimento integrado através do Estreito em todos os campos e promover a reunificação pacífica da pátria.
O documento enumerou os requisitos gerais e 21 medidas específicas para a construção da zona.
Fujian, situada na costa sudeste da China, deve alavancar suas vantagens distintivas e aproveitar uma variedade de recursos para melhorar ainda mais o desenvolvimento integrado através do Estreito, de acordo com o documento.
A circular diz que as políticas e os sistemas serão otimizados para promover o bem-estar dos compatriotas de Taiwan e garantir que eles desfrutem de tratamento igual aos seus homólogos da parte continental.
A meta, segundo a circular, é tornar Fujian o destino de primeira escolha para os residentes e empresas de Taiwan buscarem o desenvolvimento na parte continental. A província verá trocas interpessoais mais convenientes com Taiwan quando a zona de demonstração for construída, segundo o documento.
Com isso, o comércio e o investimento através do Estreito serão facilitados, e os intercâmbios e a cooperação através do Estreito se expandirão para mais áreas e em maior profundidade.
A circular acrescenta que as cidades-irmãs de Xiamen e Kinmen, Fuzhou e Matsu desempenharão um papel exemplar ainda mais proeminente na promoção do desenvolvimento integrado através do Estreito.