Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Xi Jinping recebe primeiro-ministro do Camboja em Beijing

O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu na manhã desta sexta-feira (15) com o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, que está em visita de Estado à China.

O líder chinês destacou que o primeiro-ministro escolheu a China como o primeiro país a realizar sua visita bilateral após assumir o cargo, o que reflete plenamente a grande importância que o novo governo cambojano atribui à consolidação e ao desenvolvimento da amizade China-Camboja. Os dois países são amigos de ferro. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, há 65 anos, os dois lados sempre tiveram um elevado grau de confiança mútua, igualdade de tratamento, benefícios recíprocos e sempre se apoiaram firmemente na salvaguarda da soberania nacional, da segurança e dos interesses de desenvolvimento. Esta é a essência central da comunidade China-Camboja com um futuro compartilhado.

A China está disposta a trabalhar com o novo governo cambojano para construir uma comunidade China-Camboja com futuro compartilhado de alta qualidade, alto nível e de alto padrão na nova era, criando um modelo para a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.

Xi Jinping salientou que o lado chinês apoia firmemente o país na busca de um caminho de desenvolvimento adequado às suas próprias condições nacionais. A China está disposta a manter uma comunicação estratégica regular com o país e a aprofundar a troca de experiências na governança de Estado. Ambos os lados devem desempenhar plenamente o papel do mecanismo do Comitê de Coordenação Intergovernamental, implementando a nova versão do Plano de Ação da Comunidade de Futuro Compartilhado China-Camboja, enriquecendo a estrutura e cooperação bilateral do “hexágono de diamante”, construindo conjuntamente o Corredor de Desenvolvimento Industrial e o Corredor de Peixe e Arroz. Xi Jinping apontou que os dois países podem reforçar as cooperações nas áreas de segurança, trabalho de juventude, trabalho regional, educação, turismo, saúde e outras áreas, para que a amizade China-Camboja possa trazer mais benefícios aos povos dos dois países.

O presidente chinês afirmou que não importa como a situação internacional e regional mude, a China sempre será o amigo mais confiável e o apoio mais firme do Camboja. A China está disposta a dar as mãos ao Camboja para defender conjuntamente a imparcialidade e a justiça internacionais e salvaguardar os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento.

Hun Manet disse que escolheu a China como primeiro país a visitar oficialmente para mostrar que o novo governo cambojano continuará a seguir firmemente a política de amizade com a China. Ele salientou que seu país adere ao princípio de uma só China e apoia firmemente a o país na salvaguarda dos seus interesses fundamentais, apoiando a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, propostas pelo presidente Xi Jinping.

O Camboja agradece à China pelo seu forte apoio e assistência a longo prazo ao desenvolvimento econômico e social do seu país e está disposto a trabalhar com a China para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes das duas nações, aprofundando a cooperação na construção conjunta da iniciativa Cinturão e Rota, e construindo uma comunidade de futuro compartilhado entre os dois países para melhor beneficiar os povos. O Camboja está disposto a cooperar estreitamente com a China nos assuntos regionais e internacionais para levar as relações Camboja-China para um novo patamar.

Sair da versão mobile