Na manhã deste sábado (2), o presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso por vídeo na Cúpula Global de Comércio de Serviços da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2023 (CIFTIS, na sigla em inglês). A CIFTIS 2023, que começou no dia 2 e dura até 6 de setembro em Beijing, tem como tema “Abertura orienta o desenvolvimento e a cooperação para um futuro ganha-ganha.”
Atualmente, as grandes mudanças mundiais são inéditas em um século e continuam acelerando, enquanto a economia global carece de impulso para a recuperação, apontou o líder chinês. O comércio de serviços é uma parte importante do comércio internacional, e essa indústria ocupa uma posição necessária na cooperação econômica e comercial internacional. A aceleração do processo de digitalização, inteligência e desenvolvimento verde, bem como o surgimento de novas tecnologias e novos formatos e modelos, injetam uma forte vitalidade na promoção da globalização, na restauração da economia mundial e no reforço da resiliência do crescimento econômico.
Xi Jinping enfatizou que este ano marca o 45° aniversário da reforma e abertura. A China continuará a impulsionar a abertura de alto nível e a modernização chinesa motivada pelo desenvolvimento de alta qualidade, de forma a proporcionar novas oportunidades para expansão da colaboração internacional. A China está disposta a trabalhar com outros países para promover a abertura, cooperação, inovação e compartilhamento no setor de serviços, na tentativa de colocar a economia global no caminho da recuperação sustentada.