Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau fornece novas oportunidades para desenvolvimento do mundo

A Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau é composta por duas Regiões Administrativas Especiais, Hong Kong e Macau, bem como outras nove cidades da província de Guangdong, tais como Guangzhou, Shenzhen e Zhuhai, entre outras. A região abarca cerca de 56 mil quilômetros quadrados, perto de 86 milhões de habitantes, tornando-se uma das regiões com maior grau de abertura e com mais vitalidade de desenvolvimento na China. Foi construída na condição de “um país, dois sistemas”, três zonas alfandegárias e três moedas, sendo uma tentativa sem precedentes do mundo.

Nos últimos anos, enfrentando um ambiente doméstico e externo ainda mais complexo, a tendência de que a economia da Área da Grande Baía cresce saudável e estavelmente em longo prazo não mudou. Os dados mostram que, em 2022, o agregado econômico da Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau ultrapassou 13 trilhões de yuans, classificando-se entre as dez principais economias do mundo. O seu rápido desenvolvimento mostrou ao mundo seu grande potencial e flexibilidade, trazendo especialmente novas oportunidades de aproveitamento conjunto dos dividendos da reforma e abertura da China aos países de língua portuguesa.

É de esperar que, com uma maior integração entre as cidades da região, a Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau não só sirva como um modelo da China para o aprofundamento abrangente da reforma e o desenvolvimento de alta qualidade, mas também contribua com a sabedoria e soluções chinesas para o desenvolvimento da economia regional do mundo.

Sair da versão mobile