Ícone do site CRI e Diario de Pernambuco

China pede que G20 coloque desenvolvimento no centro da coordenação macropolítica

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu neste domingo (10) aos membros do G20 que coloquem a questão de desenvolvimento no centro da coordenação de macropolíticas.

“A questão mais urgente no momento é o desenvolvimento”, disse Li Qiang, na terceira sessão da 18a cúpula do bloco em Nova Délhi, na Índia.

O premiê destacou que o anseio por um futuro melhor sempre será o farol para levar a humanidade adiante.

O mundo está passando por um período difícil de desenvolvimento complexo e volátil e, à medida que as dificuldades se intensificam, há uma necessidade cada vez maior de fortalecer a confiança e aumentar as expectativas para o futuro, acrescentou Li Qiang.

Esforços devem ser feitos para estabelecer um mecanismo de cooperação mais pragmático e ações concretas devem ser tomadas para apoiar os países em desenvolvimento a lidarem melhor com desafios como redução da pobreza, financiamento, mudanças climáticas e segurança alimentar e energética, listou o primeiro-ministro chinês.

Li Qiang também pediu a prática do verdadeiro multilateralismo, a construção de parcerias para o avanço global e a criação de um ambiente internacional seguro e estável para o desenvolvimento comum.

Sair da versão mobile