Na manhã deste sábado (2), o presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso por vídeo na Cúpula Global de Comércio de Serviços da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 2023 (CIFTIS, na sigla em inglês). A CIFTIS 2023, que começou no dia 2 e dura até 6 de setembro em Beijing, tem como tema “Abertura orienta o desenvolvimento e a cooperação para um futuro ganha-ganha.”
Atualmente, as grandes mudanças mundiais são inéditas em um século e continuam acelerando, enquanto a economia global carece de impulso para a recuperação, apontou o líder chinês. O comércio de serviços é uma parte importante do comércio internacional, e essa indústria ocupa uma posição necessária na cooperação econômica e comercial internacional. A aceleração do processo de digitalização, inteligência e desenvolvimento verde, bem como o surgimento de novas tecnologias e novos formatos e modelos, injetam uma forte vitalidade na promoção da globalização, na restauração da economia mundial e no reforço da resiliência do crescimento econômico.
Xi Jinping enfatizou que este ano marca o 45° aniversário da reforma e abertura. A China continuará a impulsionar a abertura de alto nível e a modernização chinesa motivada pelo desenvolvimento de alta qualidade, de forma a proporcionar novas oportunidades para expansão da colaboração internacional. A China está disposta a trabalhar com outros países para promover a abertura, cooperação, inovação e compartilhamento no setor de serviços, na tentativa de colocar a economia global no caminho da recuperação sustentada.
A China criará um ambiente de desenvolvimento mais aberto e inclusivo e expandirá uma rede de zonas de livre comércio de alto padrão globalmente orientada, além de realizar ativamente negociações sobre as listas negativas de comércio e investimento em serviços. O país também facilitará o acesso ao mercado da indústria de serviços para expandir de forma ordenada a abertura institucional.
Além disso, a China também irá aprofundar sua cooperação no comércio de serviços e no comércio digital com os países do Cinturão e Rota, com objetivo de promover a facilitação do fluxo transfronteiriço de recursos e elementos e cultivar mais pontos de crescimento da cooperação econômica.
Segundo Xi Jinping, o país estabelecerá um mercado nacional de comércio para a redução voluntária de emissões de gases de efeito estufa e apoiará o setor de serviços a desempenhar um papel maior no desenvolvimento verde. Além disso, a China também vai promover um desenvolvimento integrado do comércio de serviços com a indústria de serviço moderna, a indústria de manufatura avançada e a agricultura moderna, a fim de libertar mais vitalidade inovadora.
A China compartilhará com o mundo as conquistas na promoção da modernização chinesa, se esforçará para expandir a demanda interna e acelerará a construção de um mercado interno robusto. O país também vai tomar a iniciativa de aumentar suas importações de serviços de alta qualidade e incentivar mais exportações de serviços intensivos em conhecimento. A parte chinesa injetará um novo impulso ao desenvolvimento global com as oportunidades geradas pelo vasto mercado, enquanto fornecerá ao mundo mais e melhores serviços por meio do desenvolvimento de alta qualidade.
O líder chinês apelou para os esforços conjuntos a fim de salvaguardar o livre comércio e o sistema comercial multilateral, de forma a trabalhar em conjunto para criar um mundo melhor e mais próspero.