O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na residência presidencial em Pretória, na manhã desta terça-feira (22), horário local. O país é palco da 15ªCúpula do BRICS, a partir desta terça-feira.
É a quarta visita de Xi Jinping ao país como presidente chinês. O líder da China disse se sentir muito honrado em voltar à África do Sul, após cinco anos da sua última passagem.
Sob a liderança do presidente Ramaphosa, o país africano vem desenvolvendo rapidamente a construção nacional e sua influência internacional. A China está satisfeita com esses resultados e deseja à África do Sul um maior progresso no seu caminho de desenvolvimento.
“Nos últimos 10 anos, testemunhei, nesta terra mágica da África do Sul, a expansão vigorosa das relações com a China, com o estabelecimento do Instituto Confúcio na Universidade de Tecnologia de Durban e o esplendor do “Ano da China” na África do Sul, além de ter apertado, junto com o presidente Ramaphosa, o botão que ativou a linha de produção da fábrica da BAIC no país”, destacou Xi Jinping.
A chave para as boas relações e profunda amizade entre China e África do Sul reside no fato de que os dois países e os dois partidos compartilham conjuntamente o bem e o mal nos seus caminhos de desenvolvimento, criando uma profunda amizade de camaradas e irmãos.
Hoje, os dois países estão em um novo ponto de partida histórico. Herdar a amizade, aprofundar a cooperação e fortalecer a coordenação são as aspirações comuns das duas nações, sendo também a importante missão que o tempo encarrega, apontou o líder chinês. “Estou disposto a trabalhar junto com o presidente Ramaphosa para levar a parceria estratégica abrangente entre a China e a África do Sul para um novo patamar”, completou Xi Jinping.