O presidente chinês, Xi Jinping, divulgou hoje (21) um artigo assinado por ele nos principais veículos de imprensa da África do Sul, por ocasião de sua deslocação a Johanesburgo para participar da 15ª Cúpula do BRICS e realizar uma visita de Estado à África do Sul.
Segundo Xi Jinping, será a sexta vez que visitará a Nação Arco-Íris. Segundo ele, os dois países possuem uma amizade de irmãos. Em meados do século passado, a China apoiou firmemente a luta do povo sul-africano contra o apartheid e estabeleceu uma amizade de camaradas com o Congresso Nacional Africano.
Perante a pandemia, a China ofereceu materiais para a África do Sul com prioridade, e recentemente, a parte chinesa apoiou a construção de uma rede elétrica de emergência para o país africano, acrescentou o líder chinês.
O artigo indica que a África do Sul é o primeiro país africano a ter assinado o acordo de cooperação do “Cinturão e Rota” com a China, além de ser o maior parceiro comercial da China no continente em 13 anos consecutivos.
Xi Jinping lembrou que este ano coincide com o 10º aniversário do lançamento da sua proposta “sinceridade, efetividade, afetividade e honestidade para com a África”. Segundo ele, no novo ponto de partida, a China e a África do Sul devem ser companheiros com a mesma aspiração, orientadores da união e cooperação, herdeiros da amizade sino-africana e defensores de interesses comuns.