O presidente chinês, Xi Jinping, chegou nesta segunda-feira (21) a Joanesburgo, na África do Sul, para participar da 15ª Cúpula do BRICS e fazer uma visita de Estado ao país.
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, juntamente com sua ministra de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Naledi Pandor, e Nkosazana Clarice Dlamini-Zuma, ministra da Presidência para Mulheres, Jovens e Pessoas com Deficiência, saudaram calorosamente o líder chinês no Aeroporto Internacional O.R. Tambo.
Xi Jinping declarou estar muito feliz em visitar a África do Sul novamente e esperar ter trocas de opiniões aprofundadas com Ramaphosa sobre o avanço das relações bilaterais, bem como sobre questões de interesse comum.
O presidente chinês, ainda no aeroporto, transmitiu um discurso por escrito, traduzindo as sinceras saudações e melhores votos ao governo e à população sul-africanos em nome da administração e do povo chineses. Xi Jinping salientou que, no ano que marca o 25o aniversário das relações diplomáticas entre dois países, a parceria estratégica global China-África do Sul entrou em uma nova fase, acrescentando que sua consolidação e desenvolvimento beneficiarão os dois povos e injetarão mais estabilidade em um mundo caraterizado pela transformação e agitação.
No discurso por escrito, Xi Jinping enaltece o mecanismo do BRICS como uma força propulsora do crescimento econômico mundial, que aperfeiçoa a governança global e impulsiona a democratização das relações internacionais.
O líder chinês ressalta, ainda, que participará do Diálogo de Líderes China-África e discutirá planos de cooperação junto com as lideranças do continente.