O presidente chinês, Xi Jinping, realizou uma visita de Estado à África do Sul no dia 22 de agosto, obtendo resultados frutíferos.
Durante a visita, os dois países divulgaram a Declaração Conjunta entre a República Popular da China e a República da África do Sul.
Além disso, as duas partes assinaram ou chegaram a consensos sobre uma série de documentos de cooperação. Segue a lista de alguns dos acordos selados:
Carta de Intenções sobre o Acordo para o Aprofundamento da Cooperação do Cinturão e Rota entre a China e a África do Sul;
Acordo-Quadro para a Promoção da Cooperação em Investimento em Eletricidade de Novas Energias entre o Ministério do Comércio da República Popular da China e o Ministério da Energia da Presidência da República da África do Sul;
Memorando de Cooperação entre o Grupo de Mídia da China e a Corporação de Radiodifusão Sul-Africana;
Acordo de Cooperação entre o Grupo de Mídia da China e a Universidade de Joanesburgo, África do Sul;
Memorando de Cooperação entre o Grupo de Mídia da China e a Associação Sul-Africana de Futebol.
Os dois países também chegaram a um consenso sobre o levantamento por parte da China das medidas sanitárias sobre a febre aftosa em algumas regiões da África do Sul, e quanto à doação de equipamentos de pingue-pongue à África do Sul pela Administração Geral de Esportes da China e pela Associação Chinesa de Tênis de Mesa.