O presidente chinês, Xi Jinping, discursou na tarde desta terça-feira (22) no encerramento do Fórum Empresarial dos BRICS 2023, realizado em Joanesburgo.
Segundo o presidente chinês, a humanidade está chegando a um momento crítico e precisa tomar uma decisão, seja para manter a paz e a estabilidade, ou para entrar no abismo de uma nova Guerra Fria. O que as pessoas de todos os países esperam não é uma nova Guerra Fria nem colusões, mas sim um mundo de paz duradoura e segurança universal, disse Xi Jinping.
O presidente chinês enfatizou que qualquer tentativa de continuar expandindo uma aliança militar, de aumentar a esfera de influência e de comprimir a área de segurança de outros países pode criar apenas insegurança e vulnerabilidade para todos os Estados.
Pedindo que todos os países se esforcem para alcançar a segurança global, Xi Jinping declarou que, nos últimos anos, o mundo tem estado turbulento, que muitos países e regiões estão sendo assolados por guerras e conflitos, e que muitas pessoas vêm sendo deslocadas.
Ele enfatizou no discurso que somente um compromisso com uma nova visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável pode levar à segurança global.
O presidente chinês também pediu que todos os países mantenham o diálogo e se oponham ao confronto, estabeleçam parcerias ao invés de alianças, busquem resultados ganha-ganha e se oponham a jogos de soma zero, bem como trabalhem juntos para construir uma comunidade de segurança.
Xi Jinping advertiu que o estabelecimento deliberado de divisões sob a retórica da “democracia contra autoritarismo” e do “liberalismo contra autocracia” somente dividirá o mundo e provocará um choque de civilizações. Observando que uma flor sozinha não pode criar uma bela primavera, destacou, em contraste, o intercâmbio entre civilizações e a aprendizagem mútua.
O líder sustentou que o hegemonismo não está na genética chinesa e que o país não tem nenhuma motivação para se envolver em uma competição entre grandes potências, enfatizando que a China está firmemente do lado certo da história e acredita que uma causa justa deve ser buscada para o bem comum.
Como um país em desenvolvimento e membro do Sul Global, a China sempre fez parte de e buscou um futuro compartilhado com eles, observou Xi Jinping, acrescentando que seu país defende resolutamente os interesses comuns de tais Estados e trabalha para aumentar a representatividade e a voz dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento nos assuntos mundiais.
Em relação à economia, Xi Jinping afirmou que a economia chinesa tem forte resiliência, enorme potencial e grande vitalidade, e que os fundamentos que sustentam seu crescimento de longo prazo permanecerão inalterados.
Observando que o navio gigante da economia chinesa continuará a romper as ondas e navegar avante, o presidente Xi Jinping ressaltou que a China continuará representando uma oportunidade importante para o desenvolvimento mundial, e que as portas do país estão abertas para quem quiser integrar-se por meio da cooperação.