As estatísticas mostram que, nos últimos anos, a cooperação estabelecida entre a China e os outros Estados membros dos BRICS vem sendo frutífera.
Atualmente, o país asiático é o maior parceiro comercial de todos os outros quatro BRICS, ou seja, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul. Nos primeiros sete meses deste ano, o total das exportações e importações entre a China e os quatro países atingiu 2,38 trilhões de yuans, aumentando 19,1% em relação ao mesmo período do ano passado e ocupando 10,1% do valor total das exportações e importações chinesas.
A China e o Brasil são parceiros estratégicos abrangentes e, nos últimos 14 anos, a primeira tem-se mantido como o maior parceiro comercial do país latino-americano.
Por sua vez, China e Rússia têm cooperação estável nos setores de energias, agricultura, liquidação em moedas locais e outras áreas emergentes.
No ano passado, o valor das transações comerciais entre a China e a Índia chegou a US$135,984 bilhões, batendo um novo recorde histórico.
Também até 2022, e por 14 anos ininterruptos, a China vem preservando seu status de parceiro comercial de maior relevância da África do Sul, que é o mairo parceiro comercial da China no continente africano por 13 anos consecutivos.