Durante a participação do presidente chinês, Xi Jinping, na 15ª Cúpula dos BRICS, e a sua visita de Estado à África do Sul, o Grupo de Mídia da China (CMG, em inglês) e a Associação Sul-Africana de Futebol trocaram memorandos de entendimento em Joanesburgo, maior cidade do país africano. As entidades chegaram a consensos relativos ao fortalecimento de intercâmbios quanto à cultura do futebol e às competições, incluindo a transmissão de partidas e a cooperação na produção de conteúdo, assim como visitas mútuas entre membros das duas organizações.
Na conversa com o dirigente da associação, Danny Jordan, o presidente do CMG, Shen Haixiong, afirmou que o intercâmbio esportivo consiste em uma parte importante da comunicação interpessoal entre China e África do Sul, e o futebol estabeleceu uma ponte de amizade entre elas, a despeito da longa distância. Desta vez, segundo Shen Haixiong, a parceria do CMG com o órgão de futebol sul-africano vai impulsionar o desenvolvimento e a difusão da cultura do futebol de ambas as partes, além de aprimorar qualitativamente os laços amistosos entre os dois países, os ampliando e aprofundando.
Jordan elogiou amplamente os êxitos obtidos pela China durante o processo de sua constituição como uma potência esportiva. Segundo ele, ambos os povos têm grande entusiasmo pelo futebol e o CMG é experiente na transmissão de eventos esportivos de grande escala. O presidente da associação espera que ambas as partes impulsionem intercâmbios para o desenvolvimento desse esporte, bem como que a amizade entre suas populações perdure por meio de uma estreita cooperação pragmática.