Na véspera da participação do presidente chinês, Xi Jinping, na 15a Cúpula do BRICS e da visita de Estado à África do Sul, o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) firmou no dia 20 em Johanesburgo acordos de cooperação com os principais veículos de imprensa africanos, incluindo a União Africana de Radiodifusão e a Corporação de Radiodifusão da África do Sul.
O vice-presidente do Congresso Nacional Africano e vice-presidente da África do Sul, Paul Machatile, proferiu um discurso por escrito, desejando resultados frutíferos na cooperação entre o CMG e a mídia africana. Ele afirmou que todos estão incentivados pelos esforços do CMG para o aprofundamento da cooperação midiática China-África e espera que essa cooperação possa promover o intercâmbio cultural e interpessoal, assim como benefícios recíprocos e ganho mútuo.
No discurso do presidente do CMG, Shen Haixiong, que também é vice-chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China, ele apontou que a prosperidade das civilizações e o progresso da humanidade estão intimamente ligados à abertura, inclusão, intercâmbio e aprendizagem mútua.
O presidente do CMG revelou que em cooperação com parceiros midiáticos africanos, serão promovidas diversas reportagens sobre a modernização chinesa e a cooperação sino-africana no âmbio da iniciativa Cinturão e Rota. Além disso, o CMG convidará mais veículos de imprensa africanos para aderirem à Aliança Africana de Veículos de Vídeo e organizará uma exibição de filmes e telenovelas chineses e africanos.
Na mesma ocasião, o CMG ainda assinou acordos de cooperação com empresas televisivas da África do Sul, Madagascar, Chade e Uganda.