China se compromete na promoção da integração econômica regional da África

A China está comprometida em promover a integração econômica regional da África, de acordo com uma declaração conjunta divulgada nesta quinta-feira após o Diálogo de Líderes China-África.

O lado africano elogiou a China pela introdução da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global, em apoio ao fortalecimento do multilateralismo, e acredita que o desenvolvimento da China e da África trará mais oportunidades para a paz e o desenvolvimento mundiais, disse a declaração.

Os dois lados continuarão pomovendo uma estreita coordenação entre a cooperação China-África de alta qualidade do Cinturão e Rota e a Agenda 2063 da União Africana, bem como as estratégias de desenvolvimento nacional dos países africanos, para elevar a cooperação China-África a níveis mais altos, acrescentou.

Ambos os lados reafirmaram seu compromisso de avançar ainda mais na construção institucional do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), disse o comunicado.

Ambos os lados também reafirmaram seu compromisso com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e seu firme apoio mútuo na defesa da integridade territorial, da soberania, da segurança e dos interesses de desenvolvimento.

O lado chinês saudou a iniciativa construtiva e criativa empreendida pelos líderes africanos para pôr fim ao conflito Rússia-Ucrânia, acrescentando que ambos os lados pedem maior diálogo e engajamento para construir confiança e segurança, além da criação de um ambiente propício para o diálogo entre as partes em conflito.

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo