O Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) convocou nesta segunda-feira (24) uma reunião para analisar a atual situação econômica e orientar a atuação econômica no segundo semestre deste ano. O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, presidiu o encontro.
Os participantes avaliaram que, em 2023, a economia chinesa se recuperou notavelmente, após o reajuste das medidas antipandêmicas. Além disso, a segurança alimentar e energética foi garantida.
A reunião indicou que, na segunda metade deste ano, deve ser mantida uma vigilância financeira ativa e uma política monetária estável, para assegurar um desenvolvimento de alta qualidade.
O Birô Político definiu que deve ser aumentada também a demanda doméstica por meio da promoção do consumo, além de insistir em ampliar a abertura e aprofundar as reformas.
O terceiro Fórum de Alto Nível de Cooperação Internacional do Cinturão e Rota será um importante evento do país no segundo semestre, apontou ainda a reunião.