O presidente Xi Jinping pediu para que se abram novos caminhos no desenvolvimento de alta qualidade da China durante uma visita de inspeção à Província de Sichuan, no sudoeste da China.
Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, pediu que a província escreva um novo capítulo no avanço da modernização chinesa.
Ele disse que é necessário aplicar a nova filosofia de desenvolvimento, criar um novo padrão de desenvolvimento e promover a prosperidade comum e abrangente no desenvolvimento econômico e social.
Xi pediu mais esforços para avançar na transformação do modelo, da força motriz, das áreas e da qualidade do desenvolvimento para abrir novos caminhos no desenvolvimento de alta qualidade do país.
Durante a viagem a Sichuan, Xi visitou lugares como as cidades de Guangyuan e Deyang, de 25 a 27 de julho.
Na tarde de terça-feira, ele foi a Guangyuan para visitar uma seção de um antigo sistema rodoviário, conhecido como “Shudao”.
Xi caminhou pela antiga estrada e observou atentamente a antiga floresta de ciprestes bem preservada.
Ele enfatizou a importância de se criarem estruturas institucionais e obter sua implementação, além de inspirar a motivação, a iniciativa e a criatividade das pessoas para consolidar e expandir as conquistas na conservação ecológica.
Na tarde de quarta-feira, Xi visitou o novo prédio do Museu Sanxingdui, em Deyang. As ruínas de Sanxingdui são os restos de uma antiga capital e representam a antiga civilização Shu.
Depois de visitar as salas de exposição, Xi foi ao local de preservação e restauração de relíquias, onde observou cuidadosamente os procedimentos, os detalhes e as técnicas mais recentes. Xi também conversou com a equipe no local.
Ele enfatizou que mais apoio do país deve ser dado para a preservação e o reparo de relíquias culturais, descrevendo o trabalho como uma tarefa de longo prazo.
Xi também pediu a promoção do artesanato e da perseverança para obter mais conquistas.
Na manhã de quinta-feira, Xi ouviu o relatório de trabalho do Comitê Provincial do Partido e do governo de Sichuan e reconheceu seus esforços em vários aspectos.
Ele pediu que Sichuan avance mais na inovação científica e tecnológica, na construção de um sistema industrial moderno, na revitalização rural e na consolidação de escudos ecológicos ao longo dos cursos superiores do rio Yangtze e do rio Amarelo.
A abertura de novas áreas de desenvolvimento com inovação científica e tecnológica é um requisito urgente para o desenvolvimento de alta qualidade, disse Xi, pedindo que Sichuan aproveite ao máximo seus pontos fortes e se esforce tanto na inovação científica e tecnológica quanto na aplicação de conquistas científicas e tecnológicas.
Ele pediu que a província resolva problemas relacionados a várias tecnologias essenciais em campos importantes e se torne um centro de inovação no oeste da China.
Contando com suas vantagens únicas em manufatura, Sichuan deve contribuir ativamente para a segurança das cadeias industriais e de suprimentos do país e se integrar ao novo esquema industrial das áreas costeiras do leste da China de uma forma de alta qualidade, disse Xi.
Enfatizando a profunda integração da economia digital e da economia real, Xi pediu à província que construa um sistema industrial modernizado com as características e os pontos fortes de Sichuan.
Ele instou Sichuan a colocar a revitalização rural em uma posição de destaque, a fim de assumir ainda mais suas responsabilidades de estabilizar a produção e garantir o fornecimento dos principais produtos agrícolas, como grãos, suínos e oleaginosas.
Xi enfatizou que Sichuan deve melhorar a conservação ecológica, agir mais rapidamente para construir um sistema de reserva natural baseado em parques nacionais e defender ativamente formas ecológicas e de baixo carbono de trabalho e vida.
Xi pediu que Sichuan mantenha os céus azuis, as águas claras e as terras livres de poluição por meio de padrões mais elevados, melhore o sistema de compensação para a conservação ecológica e eleve a modernização da governança ambiental ecológica.
Xi ressaltou que, como Sichuan é um local com desastres naturais frequentes, é necessário fortalecer a construção de forças de resposta a emergências.
Julho e agosto marcam a época em que a bacia do rio Yangtze entra em sua principal estação de enchentes, disse Xi, pedindo esforços nos preparativos para controle de enchentes e alívio de desastres, a fim de minimizar as vítimas e as perdas em propriedades.
Xi também pediu a Sichuan que verifique de forma abrangente os perigos ocultos da segurança no local de trabalho e que previna e contenha de forma resoluta a ocorrência de acidentes graves de segurança.
Sobre a campanha educacional lançada pelo PCCh, Xi pediu que as organizações do Partido em todos os níveis implementem integralmente os planos do Comitê Central do PCCh e façam progressos práticos, já que a primeira rodada da campanha será concluída em menos de dois meses.
No sábado, Xi visitou Hanzhong, na Província de Shaanxi, no noroeste da China, em seu retorno a Beijing. Durante sua visita ao museu municipal, Xi enfatizou o bom uso dos museus. Ele também pediu esforços para expandir a influência da cultura chinesa.
“Estive em Hanzhong em 2008, após o devastador terremoto de Wenchuan, para supervisionar o trabalho de socorro. Hanzhong sempre esteve no meu coração ao longo dos anos”, disse Xi aos moradores locais, que se reuniram ao seu redor quando ele estava saindo do museu. Xi disse que ficou encantado ao ver as enormes mudanças ocorridas na cidade desde então.
Em Hanzhong, Xi também visitou um parque de zonas úmidas, onde enfatizou a importante responsabilidade e o grande significado de se protegerem os recursos das zonas úmidas na área ao longo do rio Hanjiang e seus afluentes.
Ele pediu esforços para melhorar a proteção geral e a restauração sistemática do ecossistema das zonas úmidas.
Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e diretor do Gabinete Geral do Comitê Central do PCCh, acompanhou Xi na inspeção.