No dia 18 de julho de 2023, o membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e diretor do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PCCh, Wang Yi, reuniu-se, em Beijing, com o enviado especial do presidente dos Estados Unidos para assuntos climáticos, John Kerry.
Wang Yi afirmou que o líder chinês, Xi Jinping, e o presidente estadunidense, Joe Biden, chegaram a importantes consensos durante sua reunião em novembro passado em Bali, na Indonésia. Os dois lados devem colocá-los em prática, a fim de que as relações bilaterais voltem ao caminho do desenvolvimento saudável.
O diplomata chinês salientou que a China está disposta a fortalecer o diálogo e a comunicação com os EUA para abordar a cooperação de benefício recíproco e responder às mudanças climáticas. Ele acrescentou que espera que o país norte-americano siga uma política racional, pragmática e positiva em relação à China, e continue aderindo ao princípio de Uma só China, lidando adequadamente com a questão de Taiwan.
Kerry disse que os EUA sempre aderiram à política de Uma só China e estão dispostos a fortalecer a cooperação com o país, administrando apropriadamente as divergências e diferenças entre os dois países, e a enfrentar conjuntamente os desafios globais, como o câmbio climático.