O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, concedeu recentemente uma entrevista ao Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês).Na entrevista, Ilham Aliyev disse que as posições do Azerbaijão e da China são altamente consistentes em questões globais fundamentais, de independência soberana, integridade territorial e não interferência nos assuntos internos de outros países, bem como em questões relacionadas à cooperação econômica. O volume de comércio bilateral está crescendo, refletindo um grande potencial. Ele salientou que sua reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, à margem da Cúpula da Organização de Cooperação de Shanghai, a qual ocorreu em Samarkand em setembro do ano passado, desempenhou um papel importante na determinação do direcionamento da cooperação entre os dois países, estabelecendo metas de desenvolvimento muito claras.
O presidente Aliyev ressaltou que, no início da pandemia de Covid-19, o Azerbaijão foi um dos primeiros países do mundo a iniciar a vacinação graças à China, que foi o único país que forneceu vacinas ao Azerbaijão na época. Esse exemplo reflete plenamente a postura política da China em relação ao Azerbaijão.
Segundo Ilham Aliyev, o Azerbaijão está trabalhando ativamente com a China e países vizinhos para alcançar a interconexão de infraestruturas e políticas. No futuro, o Afeganistão e a China vão desempenhar um papel importante no aumento do volume de transporte de cargas.